O Silêncio


Ele que tão dolorosamente pode fazer você respirar. Que é capaz de curar todas as dores, quando acompanhado de muita reflexão, e que também pode dilacerar, cortar, rasgar quando se espera por uma resposta. Quem entende a imensidão do silêncio? E isso que é tão necessário...
O silêncio é um corrompedor de expressões, o silêncio que tem milhares de faces, e nelas estampa um semblante acinzentado. Quem nunca usou do silêncio para proferir uma resposta? Tão importante ouvir uma pessoa em silêncio, e mais ainda silenciar quando uma pessoa precisa de um conforto. As vezes o silêncio mais precisa de um abraço do que um sentido.
Combater o silêncio de nada adianta. Pois ele sempre vai vir quando você menos espera, e quando você mais precisa.
Tão quieto e manso, o silêncio simplesmente se completa, substitui muitas palavras, estas que geralmente são muito faladas, mas pouco sentido têm.
Gosto de dizer que o silêncio é um momento de reflexão da alma. Quem, em algum momento, não preferiu ficar em silêncio e refletir sobre alguma coisa que te aflige? Quem muitas vezes não preferiu o silêncio de alguém, acompanhado apenas de um olhar sereno e um abraço apertado? Essa sem dúvida é a melhor face do silêncio.
Mas nada seria do silêncio, se palavras que ferem não tivessem sido pronunciadas antes dele. Nada seria do silêncio, se ele fosse sozinho, sem antes nem depois, não teria sentido, e o doce mistério que o cerca seria um óbvio oco.

2 comentários: